terça-feira, 18 de outubro de 2016

DEPRESSÃO E FÉ




Dos distúrbios afetivos, a depressão é a que mais acompanha a humanidade ao longo da história. A doença afeta pessoas de todos os credos, raça, gênero e idade. Dentre todos os problemas mentais, o que mais se destaca dentro das igrejas é a depressão.
 Este problema vem sendo enfrentando pela sociedade de modo geral. Entre os cristãos não é diferente e, os cuidados dos cristãos em relação á depressão é uma necessidade atual da igreja.
Fé e religiosidade são componentes próprios da experiência humana. Há muitas dúvidas acerca da fé. Muitas pessoas, até mesmo cristãs, ainda possuem dúvidas e desespero.
A fé existe de uma maneira ou de outra, Alexander Lowen autor do livro: “O corpo em depressão” (1983) cite que a maior parte dos psiquiatras não a leva em conta e prefere utilizar a palavra “confiança”, pois o termo “fé” tem uma implicação religiosa, sendo este aspecto do conceito um complicador, pois oferece uma dificuldade de ser estudada por princípios racionais e científicos.
Embora seja compreensível este pensamento de que a fé, por ter uma conotação religiosa, é difícil de ser estudada pela ciência, Alexander Lowen, um eminente psicanalista americano, ressalta em sua obra que seus pacientes traziam diferentes tipos de fé e concluiu que ”um paciente deprimido é uma pessoa sem fé”. (p.135)
 Não se pode deixar de lado o conceito de fé quando se fala sobre a relação do homem consigo mesmo e com o mundo que o cerca. Lowen (1983), afirma que a fé é mais profunda que o conhecimento, pois é uma experiência diferente do conhecimento e está baseada nas experiências pessoais. Ela é superior porque muitas vezes traz mais conforto do que o conhecimento, sendo um exemplo claro disso a experiência da oração. As pessoas podem até entender que a oração pode não trazer o efeito desejado, entretanto a oração faz com que elas se sintam melhores, sendo este um sinal de expressão de sua fé.
 Lowen entende que o homem moderno não tem interesse na busca de Deus ou no exercício da fé, sendo que quanto mais as pessoas ganham conhecimento e poder, acabam deixando Deus de lado, esvaziando a experiência da fé.
Outra expressão de fé, e talvez a maior e principal, é o amor. O indivíduo deposita amor para o outro e para o mundo que o cerca, assentando confiança e alegria, porém isso também pode trazer dor pela intensidade e profundidade. Fé e amor estão intimamente interligados, sendo que a pessoa que não tem fé não pode amar e vice-versa.
 Viktor Frankl (1987 citado por Lowen, 1983), escreveu a obra “Em busca do sentido da vida, um psicólogo no campo de concentração” e foi sobrevivente da guerra na Alemanha. Frankl concluiu que apenas sobreviveram aquelas pessoas que viam um significado na vida, sendo que muitos não tinham mais motivos para lutar e desistiam diante das perseguições e torturas, sendo a falta de fé uma marca dessas pessoas.
A espiritualidade, ou a experiência da fé, aparece como indicadora de resiliência, pois ela permite a pertinência de significados aos eventos que as pessoas consideram negativos para suas vidas. A fé em Deus, para algumas pessoas, é um combustível para a superação de seu luto e também uma forma de substituir a dor por pensamentos positivos ligados à espiritualidade, prevenindo, dessa forma, a depressão. A fé liga a imagem do Criador como um cuidador misericordioso.
A fé movimenta o homem para seguir adiante e ter perspectiva para um futuro. Uma pessoa depressiva não tem essa perspectiva de uma maneira positiva, pelo contrário. Ela encara o futuro como algo que a incômoda, se tornando assim patológico e a sobrevivência sem fé não tem qualquer valor.

Beatriz Brito Graça
Psicóloga - CRP: 06/130060

Um comentário:

  1. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir