ESBOÇO DA LIÇÃO 1 – A SOBREVIVÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE



Definição: A palavra crise, era usada primeiramente em medicina, falava do momento decisivo de uma doença, seja para cura ou para morte; vem do latim “crisis”, a raiz etimológica da palavra no grego retrata um momento de decisão, de mudança súbita, de separar, decidir, julgar.

Jeová Jiré: Em Gn 22.4 é nome que Abraão deu ao monte Moriá, que é tipo da provisão de Deus em nosso favor através de Jesus Cristo, o nosso cordeiro substituto. Deus não criou um mundo em crise, era para o homem viver na abundância e se estabelecer, não ser inconstante em mudanças! Tudo isto é consequência da separação entre o homem e Deus!

 a) Crise Espiritual, (Gn 12), Abrão tem que romper e mudar do meio espiritual que sua família vivia (idolatria).


b) Crise Econômica, Abrão desce ao Egito (Gn 12.10), pois em meio sua peregrinação ele se encontra com a fome.

c) Crise Política, (Gn 13.7), por causa de Ló seu sobrinho, a política familiar.

Abraão, como já abordamos, enfrentou as crises, Isaque também (Gn 26) foi a Gerar por causa da fome, José mesmo vendido por seus irmãos, entendeu depois que propósito era preservar seu povo em meio a crise que viria, até mesmo Jesus, como homem teve seus momentos de crise na sua alma, antes da morte quando estava no Getsemani.

Crise política: A divisão do Reino de Israel entre Roboão e Jeroboão (I Re 12).

Crise Econômica: No tempo dos juízes a escassez tomou conta da nação (Jz 6.1ss).

Crise Espiritual: O maior exemplo acontece em nossa nação, valores invertidos, coisas transitórias excedem valores eternos.

Texto Bíblico A profecia de Habacuque em seu primeiro capítulo se divide em três partes:

1ª) Hc 1.1-4, o profeta retrata a crise em que vive seu próprio povo!

2ª) Hc 1.5-11, Deus responde ao profeta que a um povo que não pratica a justiça do Senhor, os caldeus imporão sua própria justiça.

3ª) Hc 1.12-17, o profeta fica chocado pelo fato do Senhor usar uma nação ímpia como a Babilônia para castigar o seu povo.

Conclusão O nosso Deus, Jeová Jiré, tem o controle total e absoluto da história, o seu Reino não está em crise, isso nos a trás tranquilidade, pois não importa que situações nos acometam, temos a convicção que a fé que depositamos Nele garantirá a nossa sobrevivência e prosperaremos independente das circunstâncias.

Bíblia de Estudo MacArthur; Lições Bíblicas, CPAD;

Márcio Mainardes, Presbítero, Professor da EBD, Licenciado em História, Bacharel em Teologia

0 comentários:

Postar um comentário